terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Destaques: Ex aluno do Mais Educação é destaque na mídia local


Por Hélio Barbosa

O adolescente Laneson Soares de Sousa (16 anos), residente no bairro Vila Cavalcante em Patos, está dando seus primeiros passos na produção de curta metragens, e vem se destacando como um jovem promissor nessa área. Segundo Laneson, sua admiração pelo cinema começou depois do seu envolvimento com a área de comunicação, onde o mesmo teve a oportunidade  de utilizar algumas ferramentas midiáticas como o Rádio, Web Rádio, Blogs, Fotografia, entre outros. 

Seu primeiro contato com os meios midiáticos foi no ano de 2010 no Instituto Educacional Dr. Dionísio da Costa, quando começou a participar das oficinas de Rádio Escolar do programa Mais Educação, ministradas na época pelo artista plástico Júnior Vieira, mas conhecido como Júnior Misaki. 

Laneson Sousa"Antes dessa experiência com o rádio eu não tinha o menor interesse nessa mídia, nem mesmo gostava de ouvir. Mas depois do contato com a Rádio Escolar e das visitas que fiz à algumas rádios, passei a me interessar por esse meio a ponto de, na época, conseguir uma oportunidade de estágio na Rádio Panati de Patos. Acredito que a maior contribuição do Mais Educação e das oficinas de Rádio Escolar na minha vida foi no tocante a aprendizagem, pois tive a oportunidade de desenvolver várias habilidades, e assim produzir conteúdos advindos desse contato com as mídias e as formas de produzir e veicular informação", afirmou o adolescente. 

A experiência com as oficinas de Rádio Escolar no Mais Educação também fez com que Laneson desenvolvesse junto com mais dois colegas, o site: radiopatoense.tv.br, para realizar transmissões de eventos ao vivo, a exemplo do São João de Patos 2012. Outro trabalho do jovem na área de comunicação e mídias é o projeto de curta-metragens A Juventude Procura Cultura

"Já produzimos o curta-metragem de um minuto, intitulado Meu Sonho, exibido na 6ª edição do Festival Cinema Com Farinha em 2012. Atualmente se encontra em andamento as gravações do curta Vencendo Obstáculos, que está sendo filmado na comunidade Dom Bosco. Escolhemos essa localidade justamente por ser um bairro onde existe vários exemplos de jovens que participaram de oficinas do Mais Educação na cidade de Patos, inclusive de Rádio Escolar. Queremos mostrar a cultura existente nos bairros da cidade, nesse caso específico na comunidade Dom Bosco. Sendo assim, nós desenvolvemos os roteiros em parceria com os jovens atores e comunicadores também descobertos no Mais Educação", explicou.

Filmagens do curta Vida Seca

Atualmente se encontra em fase de edição o curta metragem Vida Seca, filmado recentemente com a participação e contribuição de amigos de Laneson. Apesar de todo o esforço que o jovem faz para colocar suas idéias em prática por meio da produtora independente LS Produções, ele afirma que está precisando de apoio, e necessita de um equipamento melhor para seus trabalhos, pois no momento se utiliza de câmeras digitais comuns e às vezes emprestadas por outras pessoas. Atualmente, Laneson está concluindo o 1º ano na Escola Estadual Auzanir Lacerda em Patos, além de trabalhar como cinegrafista.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário